O Barroco na Itália
A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna. A arte é vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Dentre as obras que melhor expressam preocupação da Igreja de revigorar seus princípios doutrinários está O Juízo final, que Michelangelo pintou na capela Sistina entre os anos de 1536 e 1541.
Origens e características gerais
A Arte barroca originou-se na Itália, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Alguns princípios gerais podem ser indicados como características dessa concepção artística: as obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência; predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.
A Pintura
A disposição dos elementos dos quadros, sempre forma uma composição diagonal, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, o que significa a expressão de sentimentos. A pintura barroca é realista, mas a realidade que lhe serve de ponto de partida não é só a vida de reis e rainhas de cortes luxuosas, mas também a do povo simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário